COMO RECEBER AMIGOS EM CASA COM MUITO CONFORTO E ELEGÂNCIA?

Publicado em de de

Nada melhor que dar risadas, comemorar conquistas e dividir experiências prazerosas com pessoas queridas, certo? E se você deseja que esses momentos aconteçam no conforto do seu lar, precisa encontrar as melhores maneiras de receber amigos em casa. E é justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Para muita gente, a intimidade conquistada com o tempo de amizade elimina a necessidade de se preocupar com os detalhes durante os encontros. Mas vamos combinar que deixar as pessoas alegres e à vontade é uma ótima forma de demonstrar o carinho que você cultiva por elas.

Quer descobrir como dar um up na casa enquanto aguarda a chegada de um grupo de amigos? Acompanhe as dicas que separamos para ajudar nesse processo!

Personalize o ambiente de recepção

Quer mostrar para as pessoas que planejou o encontro pensando no bem-estar de todos? Então, personalize a decoração do ambiente! Você pode fazer isso agregando elementos que tenham a ver com o objetivo da reunião ou, ainda, seguindo um tema específico.

Se a finalidade é organizar uma festa de aniversário, por exemplo, nada melhor que adicionar balões divertidos, plaquinhas personalizadas e murais com fotos que registram bons momentos na companhia do aniversariante. Use a criatividade para pensar em cada detalhe e manter o local de recepção convidativo.

Uma dica para evitar o excesso de informações é trabalhar a base da decoração com cores neutras. Assim, é possível incluir novos elementos sem pesar no visual ou deixar o espaço com cara de festa infantil. No mais, considere que as pessoas vão utilizar outros espaços, como banheiros e áreas externas, e eles também devem estar adequados.

A simples adição de difusores ou velas aromáticas nas áreas de convívio, por exemplo, já mostra que você se preparou para receber os amigos em casa e tornar o dia inesquecível.

Planeje a disposição dos móveis

A mobília se torna útil em momentos de confraternização, mas também pode atrapalhar dependendo da maneira como é colocada no ambiente. Para facilitar o fluxo de circulação das pessoas e evitar a sensação de sufocamento, você precisa se preocupar com a disposição dos móveis.

Planeje o posicionamento de cada peça de modo a otimizar o uso do cômodo. Poltronas com braços volumosos e armários robustos tendem a ocupar mais espaço, atrapalhando a passagem dos moradores e visitantes. Nesse sentido, procure mantê-los nos cantos ou em áreas mais vazias.

Uma dica para você não se preocupar com a disposição ideal da mobília no futuro é investir nos planejados. Afinal, são móveis funcionais e desenhados a partir das necessidades específicas de cada cliente. Com eles, você não só tira proveito de cada parte da casa, como também obtém design de qualidade para valorizar a decoração e encantar os usuários.

Pense no cardápio e nas bebidas

Propor um cardápio não é tão difícil quando a finalidade é receber amigos em casa. Afinal, trata-se de pessoas que você conhece e que participam do seu dia a dia. Nesses casos, a primeira coisa a fazer é eliminar opções a partir do conhecimento de algumas alergias (se alguém não pode comer amendoim ou glúten, por exemplo).

Também é importante considerar o paladar daqueles que são veganos ou vegetarianos. Afinal, ninguém quer chegar no encontro sem ter o que petiscar, certo? O mesmo vale para a escolha das bebidas: faça um levantamento das preferências do grupo e selecione opções que possam agradar a maioria.

Uma dica para quem vai receber um público numeroso é servir as famosas finger foods (petiscos menores que podem ser consumidos com as mãos, sem o auxílio de talheres). A vantagem é que você também economiza na louça, visto que os convidados conseguem se servir facilmente com guardanapos.

Capriche na apresentação da mesa

Quando falamos de mesa, estamos nos referindo a qualquer superfície que oferecerá apoio para os pratos, louças e copos. Afinal de contas, é com base na quantidade de convidados e no espaço disponível que você determinará o melhor lugar para servir as refeições e as bebidas.

Para um grupo pequeno de amigos, a boa e velha mesa da sala de jantar serve muito bem. Nesses casos, você tem a possibilidade de caprichar um pouco mais na montagem do tampo. Não hesite em colocar uma bela toalha de mesa, guardanapos, arranjos de flores e todos os equipamentos necessários para a refeição.

Agora, se vai receber amigos em casa sem saber ao certo quantos comparecerão, o ideal é dividir o espaço de servir em várias partes. Você pode distribuir alguns alimentos sobre o balcão da cozinha, sobre a mesa da sala de jantar, sobre os aparadores e até utilizar um carrinho de chá. O objetivo é criar várias ilhas para que as pessoas se sirvam com conforto e no momento certo.

Monte uma playlist agradável

Não importa a finalidade, todo encontro de amigos pede uma boa música. Mas como fazer para agradar pessoas com gostos distintos? Novamente, siga a dica que trouxemos em relação a comidas e bebidas. Pense nas preferências de cada um e procure montar uma playlist eclética e justa.

Ninguém gosta de pessoas que monopolizam as escolhas, portanto, esteja ciente de que você talvez precisará escutar artistas e bandas das quais não gosta. Faz parte do convívio em grupo, e você ainda tem a chance de conhecer novos estilos para ouvir.

O som ambiente não deve ficar tão alto a ponto de atrapalhar o diálogo das pessoas. Para saber se a condição está adequada, você pode perguntar de tempos em tempos o que os convidados estão achando do volume da música. Se tiver esse cuidado, com certeza encontrará a estratégia perfeita para integrar os ambientes de forma harmoniosa.

E então, ficou com vontade de planejar o próximo encontro para colocar todas as dicas em prática? Temos certeza que, seguindo cada passo, você poderá receber amigos em casa com mais conforto e elegância para garantir bons momentos e, claro, muita diversão!

Se você gosta deste tipo de conteúdo, curta a nossa página no Facebook! Esse é um dos espaços onde nossos leitores conseguem acompanhar as novidades assim que são divulgadas na rede. Aproveite!

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.