AS 7 VANTAGENS QUE OS MÓVEIS PLANEJADOS TÊM SOBRE OS COMUNS

Publicado em de de

Em uma residência, várias estratégias podem ser adotadas para deixar a decoração com a cara dos donos. Uma delas é apostar nos móveis planejados, que, como o próprio nome indica, são pensados e desenvolvidos especialmente para o local onde serão instalados.

A solução chama a atenção de quem busca exclusividade e não se contenta com as limitações dos modelos prontos — produzidos em série e, portanto, padronizados. Se você também pretende fazer esse tipo de investimento, saiba que trouxemos boas razões para seguir com a ideia.

Que tal conferi-las agora? Fique conosco e conheça 7 grandes vantagens de adquirir móveis planejados!

1. Adaptação ao estilo e necessidades dos usuários

Você já teve a impressão de que os itens de determinado cômodo não combinam ou estão em desarmonia? Isso acontece quando o espaço é composto por móveis prontos e adquiridos em diferentes momentos. Em alguns casos, há peças muito antigas que criam um contraste pouco interessante na decoração.

Uma solução rápida é substituir tudo por móveis planejados. Estes modelos podem ser concebidos a partir de um tema específico, como o estilo Hygge, minimalista ou clássico. A escolha vai depender do gosto do cliente, que terá a opção de personalizar as cores, tamanho, acabamento e outros detalhes do mobiliário.

2. Ajuste milimétrico ao ambiente e funcionalidade

Modelos planejados podem se adequar a qualquer ambiente, independentemente do tamanho ou formato apresentado. Isso porque suas medidas são editadas de modo a preencher áreas e cantos milimetricamente. Para quem deseja otimizar o uso do espaço, é uma ótima forma de ocupar os cômodos de maneira estratégica e aproveitar cada centímetro.

A possibilidade de definir cada característica do mobiliário também é útil para planejar a disposição das peças dentro de casa. Isso é essencial para receber amigos com conforto e obter praticidade na rotina. Com modelos criados a partir de uma necessidade, você terá ambientes completos e equipados com tudo o que precisa para exercer suas atividades diárias.

3. Tecnologia aplicada aos móveis planejados

Por melhor que seja, um móvel pronto nunca terá a mesma tecnologia empregada no desenvolvimento dos planejados. Isso porque faz parte de uma produção seriada, na qual milhares de modelos são criados a partir de um mesmo desenho para compor o estoque da fábrica ou da loja que comercializa.

Na indústria de móveis planejados podem existir peças iguais, mas os detalhes serão específicos para cada composição. Pode ser um tamponamento diferente, uma madeira exclusiva para o projeto, um corte que garanta o encaixe perfeito no local disponível, um acabamento com linhas arredondadas etc.

Inclusive, muitas empresas já trabalham com gerenciador de matéria-prima. Trata-se de uma máquina que faz a leitura do projeto para dissecá-lo rapidamente, garantindo mais velocidade nos processos. O resultado vem na forma de entregas mais ágeis e preços mais acessíveis ou bem próximos aos dos modelos prontos.

4. Alta qualidade e resistência

Existem diversas opções de acabamento para móveis planejados, mas todas são feitas com muito cuidado. A qualidade dos materiais empregados na fabricação desses modelos também costuma ser superior àquela dos exemplares prontos. Isso garante uma estrutura mais resistente e capaz de estender a vida útil da peça.

É importante considerar, ainda, que um projeto de planejados não é pensado de maneira isolada. Nesse processo, são avaliadas várias características do ambiente, como o tom das paredes, revestimentos dos pisos, detalhes do teto, tipos de luminárias, estilos dos acessórios, e muito mais.

Essa preocupação é o que garante um resultado harmônico e equilibrado na decoração. E não importa se o cliente deseja móveis mais horizontais, abertos, fechados, com portas de vidro ou madeira. Em todo caso, a equipe responsável pelo projeto encontrará a melhor maneira de deixar o visual impecável e capaz de valorizar qualquer residência ou ambiente corporativo.

5. Melhor custo-benefício

Muitas pessoas consideram a solução de móveis planejados custosa. De fato, esse tipo de projeto pode parecer mais caro à primeira vista, mas os benefícios compensam — e muito! — o investimento. Por se tratarem de peças pensadas para um espaço específico, é possível baratear o processo de maneira inteligente.

Quem trabalha com esse tipo de mobília consegue deixar um projeto completo mais acessível. Muitas vezes, com um valor muito próximo ao de um espaço equipado com diversos modelos prontos da loja. Isso sem contar que a qualidade dos planejados é superior e traz diversos benefícios em longo prazo.

Portanto, a comparação de preços tende a ser injusta. Dificilmente o cliente encontrará um projeto pronto com a mesmo requinte de um lugar trabalhado com móveis funcionais e adaptados às necessidades dos usuários.

6. Espaços mais organizados

Quem não abre mão de ter tudo no lugar com certeza vai se encantar com os móveis planejados. Isso porque permitem tirar proveito de cada cantinho dentro da residência ou escritório. Por serem pensados nos mínimos detalhes, economizam área útil e auxiliam no planejamento da composição. Veja o que você consegue obter com esse tipo de peça:

  • adaptabilidade: encaixes perfeitos em qualquer espaço do imóvel, ou seja, nada fica inutilizado;
  • integração: os modelos são desenvolvidos com base em um tema específico, o que facilita a inserção dentro do recinto;
  • otimização: é possível criar módulos e aumentar a capacidade de armazenamento dos nichos, compartimentos e gavetas.

7. Maior garantia

Por fim, também em virtude da tecnologia aplicada, a garantia dos móveis planejados tende a ser maior que a ofertada pelos modelos convencionais. Lojas que comercializam peças prontas normalmente oferecem as garantias mínimas previstas em lei — aquelas que aumentam esse período o fazem para diferenciar o produto do concorrente.

A garantia é um benefício e tanto para quem se preocupa com qualidade e quer obter a confiança necessária para fazer esse tipo de investimento.

São muitos pontos a favor, não é? A boa notícia é que você pode desfrutar dessas vantagens ao buscar uma empresa especializada em móveis planejados. Para isso, faça pesquisas e comparativos até encontrar um parceiro que considere todas as suas necessidades no momento de tirar o projeto do papel.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter para receber conteúdos relacionados ou publicações que abordam o que há de melhor no universo das tendências, design e novas tecnologias!

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.