6 dicas para otimizar o espaço de banheiro pequeno

Publicado em de de

Tem um banheiro pequeno e não consegue pensar em formas de aproveitá-lo melhor? Pois saiba que você não está sozinho, viu? É bem comum que esse ambiente seja negligenciado na decoração das residências. Justamente por isso, é natural que surjam dúvidas na hora de escolher cores, materiais, revestimentos e mobiliário.

Se você veio em busca de soluções práticas, certamente vai gostar do post de hoje. Listamos aqui 6 dicas para ajudar na otimização do espaço, deixando seu banheiro ainda mais bonito e agradável. Acompanhe!

1. Priorize a luz branca

Entre as características que diferenciam as lâmpadas estão as cores das luzes emanadas no ambiente. Quando for selecionar um modelo para seu banheiro, o ideal é que seja de luz branca, uma vez que essa tonalidade fria gera amplitude e cria uma atmosfera homogênea, perfeita para lugares pequenos. Em outras palavras: você terá a impressão de que o cômodo é maior.

Só tome o cuidado de adquirir lâmpadas de LED, pois são mais eficientes e não esquentam. Isso proporcionará uma iluminação de qualidade e, de quebra, uma boa economia na conta de energia!

A luz natural também é benéfica, devendo ser aproveitada ao máximo. Para isso, mantenha a janela do banheiro sempre aberta e livre de barreiras físicas que possam bloquear a entrada do sol, como cortinas, plantas ou produtos de banho.

2. Decore com cores claras

Tonalidades suaves também são conhecidas por ampliar visualmente o espaço, ainda trazendo o benefício extra da sensação de limpeza. Por isso, é interessante trabalhar a decoração do banheiro pequeno com pintura ou revestimentos brancos, beges e acinzentados. A cartela pastel e pouco saturada também funciona, sendo ótima para quem quer um toque a mais de cor. Gosta de lilás, verde-água ou salmão, por exemplo?

Saiba ainda que tonalidades claras refletem melhor a luz, seja natural ou artificial. Nesse sentido, também contribuem para uma melhor distribuição da claridade no espaço. Outro ponto positivo de priorizá-las está na possibilidade de criar uma base neutra no banheiro, permitindo que você brinque com diversas texturas e estampas sem correr o risco de poluir o visual.

3. Invista em box transparente

A transparência é um ótimo recurso para otimizar o espaço em cômodos pequenos. Materiais com essa característica permitem a passagem da luz, são modernos e ajudam a manter os ambientes integrados. Imagine uma divisória de acrílico separando 2 recintos: a barreira é apenas física e não visual, certo?

Outra estratégia interessante para adotar em banheiros compactos é, portanto, o box de vidro. Prefira os modelos lisos e transparentes, sem adição de cor, efeitos ou texturas. Dessa forma, você cria continuidade e faz com que toda a área do ambiente seja imediatamente visualizada, sem causar sensação de aperto.

Quem quer ousar um pouco mais pode apostar em um box diferenciado, feito com tijolinhos de vidro transparente. A ideia consiste em compor uma pequena parede com os blocos na área de banho, deixando uma abertura livre para a passagem confortável dos usuários.

4. Adicione espelhos

Presente em vários ambientes residenciais, o espelho pode ser um grande aliado do banheiro pequeno. Isso porque reflete a imagem à frente, dando a impressão de que a área foi replicada, que o tamanho total do cômodo aumentou. O efeito de amplitude gerado por esse tipo de peça pode ser potencializado se você unir o poder das cores claras à luz branca — primeiras dicas do post.

Na hora de escolher modelos nas lojas, dê preferência a tamanhos grandes. Também é legal apostar em uma peça única ocupando uma parede inteira ou ao menos metade dela. Que tal fazê-lo atrás da bancada que abriga a pia, por exemplo?

Outro cuidado tem a ver com a moldura, que não deve ser muito grande e chamativa. Se possível, invista em espelhos com bordas chanfradas, pois aderem melhor às paredes e dão a impressão de que se integraram a essas superfícies.

5. Economize nos acessórios

Por mais que todo mundo queira agregar personalidade aos ambientes da casa, é preciso cuidado para que os enfeites não gerem efeitos indesejados. Em banheiros pequenos, por exemplo, o excesso de acessórios pode dar um aspecto de desordem. Assim, mesmo que os objetos estejam organizados, todos em seus devidos lugares, a impressão para quem observa é de bagunça.

A saída é apostar no que é essencial. Valorize itens multifuncionais, que tenham alguma utilidade e, ao mesmo tempo, possam embelezar o ambiente. Pode ser uma bela lixeira de inox, um cesto de palha para guardar toalhas, uma bandeja para abrigar produtos básicos e velas aromáticas ou o que mais achar interessante.

Um pouco de natureza também tem seu valor. Algumas espécies de plantas, por exemplo, ajudam a purificar o ar e trazem uma sensação de frescor. De quebra, ajudam a complementar a decoração do espaço com suas cores, seus volumes e suas texturas.

6. Use móveis planejados

O gabinete do banheiro é muito volumoso? As prateleiras não combinam com os nichos que você pendurou na parede? Falta espaço para guardar produtos de higiene da família? Esses são problemas comuns em muitas casas, principalmente quando a área disponível é limitada.

A boa notícia é dá para resolver todos com um projeto de móveis planejados! Eles são desenvolvidos de acordo com o gosto do usuário e se adaptam perfeitamente ao tamanho do espaço. Assim, dá para aproveitar cada centímetro de maneira inteligente e manter tudo arrumado dentro de compartimentos desenvolvidos especialmente para suas necessidades.

Outro benefício dos móveis planejados em relação aos modelos prontos é a qualidade estrutural e estética. O resultado vem na forma de acabamento impecável e peças mais resistentes. Isso faz com que você tenha uma mobília mais durável (inclusive com maior tempo de garantia) e capaz de valorizar a decoração.

E então, o que achou das soluções listadas neste post? Tenha em mente que todas têm potencial para otimizar espaços, mas é a combinação delas que trará resultados realmente satisfatórios. Portanto, reflita sobre as possibilidades e invista no que é essencial para deixar seu banheiro pequeno incrível!

Quer acompanhar nossas próximas publicações com dicas práticas? Então assine nossa newsletter agora mesmo e garanta o recebimento de todos os conteúdos do blog!

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.