5 dicas para tornar a casa mais aconchegante e a sua cara!

Publicado em de de

Nosso lar é o refúgio perfeito para descansar e curtir a companhia de pessoas queridas. Isso porque guarda sabores de família, tem aromas que lembram bons momentos e é palco de conversas diversas e testemunha de deliciosas gargalhadas. Se parar para refletir, você logo perceberá que uma casa aconchegante é aquela capaz de agradar a todos os sentidos.

Não adianta ter uma residência bonita se ela não proporciona qualidade de vida, certo? Logo, para que beleza, conforto e funcionalidade andem juntos, você precisa considerar a rotina e as preferências dos moradores no projeto de decoração.

Tem dúvidas de como fazer isso? Então fique de olho em nossas dicas para descobrir 5 maneiras de deixar os ambientes da casa com a sua cara!

1. Trabalhe com suas cores favoritas

Não dá para negar o poder das cores, texturas e estampas nos espaços domésticos. Cada tonalidade ou combinação de nuances transmite um sentimento ou valor específico, o que não só pode como deve ser usado a seu favor. E já podemos adiantar: a percepção de conforto está muito relacionada às cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja.

Esses tons podem aparecer tanto nas paredes, em pinturas ou adesivos, por exemplo, quanto no mobiliário. A tradicional luz amarelada também é bem-vinda para criar um clima agradável. Nos pisos e nas paredes, experimente trabalhar com revestimentos que reproduzam a aparência de pedra, madeira ou bambu, já que materiais naturais geram conforto visual e contribuem para a sensação de bem-estar.

Se não gostar dessa paleta, nada impede que você aposte em suas cores favoritas. Inclusive, saiba que tons frios, como azul, roxo e verde, ajudam a relaxar e são ótimos para dormitórios. Melhor ainda se forem usados nas versões pastel, que são discretas e caem bem em composições simples, como o estilo minimalista.

2. Adicione tecidos e adornos pela casa

Nada melhor que os tecidos para deixar uma casa aconchegante e com a sua cara! Basta perceber como é difícil encontrar um cômodo que não conte com pelo menos um exemplar de tapete, manta ou cortina. O mais legal é que você pode adaptar o tipo de fibra e sua espessura à estação do ano.

Peças grossas e felpudas são ótimas para espantar o frio no inverno, enquanto panos leves mantêm os ambientes frescos no verão. Aproveite as diferenças entre os tecidos para brincar com misturas e valorizar cada cantinho do seu lar. De quebra, você ainda consegue escolher modelos com desenhos e detalhes que tenham a ver com seu estilo.

Se sua família curte temas simples, a dica é cobrir almofadas e futons com capas lisas, trabalhadas em cores neutras. Caso contrário, vale investir nos modelos coloridos e repletos de adornos, como franjas e aplicações de pedras. Faça isso com todos os tecidos da casa, de colchas a toalhas de mesa.

Para complementar, que tal compor uma decoração afetiva? Adornos que reflitam seu modo de vida ou que tenham valor sentimental são ótimos para agregar personalidade aos ambientes. Bons exemplos são quadros e pôsteres, objetos colecionáveis, fotografias, itens adquiridos em viagens e acessórios herdados da família.

3. Personalize as paredes e divisórias

O espaço vertical não pode ser negligenciado em sua residência. Afinal, paredes e divisórias compõem parte das principais superfícies que permitem ser decoradas! Pense bem: tanto paredes estruturais quanto divisórias internas podem se tornar painéis incríveis para você expor sua criatividade.

Se você tem sala e cozinha integradas no estilo americano e pretende separá-las sem grandes reformas, por que não instalar uma estante vazada no limite que une esses ambientes? Existem modelos diferenciados, com nichos que permitem abrigar inúmeros objetos. Você pode aproveitar tais compartimentos para expor livros, esculturas, lembranças de viagens, presentes que ganhou e por aí vai.

Os painéis ripados também cumprem a função de divisória, com a diferença de que podem servir de suporte para plantas trepadeiras e luminárias embutidas. Outra solução interessante é a parede de cobogós, aquelas pecinhas vazadas que trazem recortes em forma de flores, folhagens ou figuras geométricas. Para decorar paredes existentes, que tal um quadro lousa? O item deixa qualquer espaço com a sua cara, já que permite registrar recados ou rabiscar desenhos e símbolos com giz.

Se não encontrar um quadro com o tamanho desejado, você tem a possibilidade de compor um modelo personalizado usando tinta própria. Nesse caso, basta seguir as instruções do rótulo, pintando a área desejada e aguardando a secagem completa. Depois, é só curtir o resultado e montar frases divertidas e inspiradoras! A solução fica ótima na cozinha, para anotar receitas de pratos e bebidas.

4. Explore elementos aromáticos

Como dissemos, uma casa aconchegante deve agradar a todos os sentidos. Muitas pessoas focam apenas no visual, procurando maneiras de deixar os ambientes mais bonitos e agradáveis aos olhos, mas acredite: se tem algo que faz a diferença na percepção de um espaço é o aroma que ele exala.

Está aí pensando em como adicionar cheiros específicos no local de moradia? Simples: distribuindo elementos aromáticos pela casa! Existem vários recursos disponíveis para perfumar os cômodos. Escolhendo as opções certas, você vai conseguir receber amigos com conforto e proporcionar ótimas experiências a cada visitante.

Veja algumas ideias que separamos para você aromatizar sua residência:

  • velas: com tamanhos, cores e formatos variados, as velas aromáticas perfumam enquanto embelezam salas, quartos e banheiros, dispondo-as em bandejas ou pratos decorativos;
  • incensos: com essências para todos os gostos, os incensos são produtos acessíveis e bastante eficientes, ideais para perfumar a casa após uma faxina pesada ou quando você quiser relaxar;
  • difusores: são potes repletos de aromas que distribuem o cheiro a partir de palitinhos de madeira, bastando escolher seu perfume favorito e manter o difusor no ambiente que deseja aromatizar;
  • vidros decorativos: potes ou travessas de vidro podem ser preenchidos com pau de canela, ervas e pétalas secas, materiais orgânicos que decoram e exalam perfumes interessantes no ambiente.

5. Invista em móveis planejados

Se você procura por móveis funcionais e, ao mesmo tempo, adequados ao seu estilo de vida, precisa conhecer os planejados. Como o próprio nome indica, são peças desenvolvidas de acordo com as preferências e necessidades do cliente.

Um bom projeto permite que você instale modelos exclusivos em cada cômodo da casa. Suas medidas são editáveis para que encaixem perfeitamente no ambiente. Assim, é possível colocá-los tanto em áreas amplas quanto em espaços pequenos e limitados, aproveitando ao máximo cada cantinho.

Como se não bastasse a capacidade de se adaptar às características do recinto, um móvel planejado também possibilita que você defina a cor, o tamanho, o formato e o tipo de acabamento. Isso é essencial para obter peças originais, que transmitam a personalidade dos moradores.

E então, ficou com vontade de colocar nossas dicas em prática para ter uma casa aconchegante? Lembre-se: quanto mais soluções você puder aplicar, mais chances terá de atingir resultados satisfatórios, que agradem toda a família!

Já nos acompanha nas redes sociais? Curta agora nossa página no Facebook para conferir novos conteúdos em seu feed!

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.