WEIMAR. PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Publicado em de de

Weimar, localizada no estado da Turíngia/Alemanha, é patrimônio da humanidade de acordo com a UNESCO.  Reconhecida pelos grandes nomes da cultura alemã que lá viveram nos tempos do romantismo, como Goethe e Schiller, entre outros. E ainda, mais tarde, Nietzsche, quando já atormentado pela loucura.

Reconhecida também por ser famosa como centro da literatura clássica da Alemanha, onde Luther, Cranach e Bach viveram e trabalharam.

Goethe escreveu sobre esta cidade dizendo que “Weimar não é uma cidade com um parque, mas um parque com uma cidade” e de facto o Park der Ilm é mais do que um parque, mas uma oportunidade de conjugação entre uma cidade em grande movimento com a ocupação de tempos livres num espaço natural pacato, demarcando-se pela sua beleza extraordinária do ponto de vista paisagístico e da sua própria dimensão.

É no centro do parque que se encontra a casa de férias de Goethe, atualmente um dos muitos núcleos museológicos que a cidade procura preservar e rentabilizar.

Weimar encontra-se atualmente marcada pela presença da universidade da Bauhaus, que desde a sua fundação em 1919 por Walter Gropius mantém uma profunda relação com a cidade, transformando-se num centro não só turístico, mas também estudantil, com muita animação noturna.

Esta cidade acolhe diversas festas de onde se destaca a Zwiebelfest (“Festa de Cebola”) e o Weimarer Weihnacht (“Natal de Weimar”), que constituem pontos chave de comércio de rua atraindo milhares de pessoas para um ambiente de festa que envolve as ruas do centro da cidade.

O QUE VISITAR EM WEIMAR

Goethes Wohnhaus

Casa de Goethe (Goethes Wohnhaus) é o local onde Johann Wolfgang von Goethe viveu entre 1782 – 1789 como inquilino e entre 1792 – 1832 como proprietário.

A casa com estilo barroco é um dos importantes exemplos clássicos de Weimar.

Grande parte dos móveis e acessórios dos últimos anos da vida de Goethe foram preservados.

Museu Bauhaus

Museu Bauhaus é dedicado à arquitetura com estilo Bauhaus.

No local há cerca de 250 trabalhos de estudantes e professores da escola Bauhaus (1919 – 1933).

Schillers Wohnhaus

A Casa de Schiller (Schillers Wohnhaus) foi lar de Friedrich Schiller famoso por suas poesias, assim como sua amizade com Goethe.

A Schillers Wohnhaus foi seu lar de 1802 até a sua morte em 1805. Os quartos decorados com estilo da época de Schiller ainda possuem parte dos móveis originais.

O museu anexo abriga uma grande coleção relativa à sua vida e trabalho, bem como artefatos, documentos e manuscritos.

Goethe und Schiller Archiv

Goethe und Schiller Archiv é o arquivo literário mais antigo da Alemanha.

Devido ao perfil único de sua coleção é reconhecido com um dos arquivos centrais do mundo da literatura alemã dos séculos 18 e 19.

Römisches Haus

Casa Romana (Römisches Haus) foi inspirada pelas moradias em torno de Roma.

Foi renovada em 1999 e deixada sem móveis. As áreas abertas aos visitantes incluem a sala principal, o salão azul e o salão amarelo.

 

Buchenwald

Campo de Concentração Nazista conhecido como Buchenwald existiu entre 1937 e 1945.

Mais de 250.000 pesssoas de mais de 50 nacionalidades foram aprisionadas no local e mais de 50.000 não sobreviveram.

Memorial está localizado a 10 km norte do centro de Weimar.

Além das exposições os visitantes também podem visitar o terreno do antigo Campo de Concentração, a portaria completa com células de detenção, torres de vigia, crematório, a estação ferroviária, a pedreira e cemitérios.

 

Stadtschloss

Castelo de Weimar hoje chamado de Stadtschloss foi residência dos duques de Saxe-Weimar e Eisenach.

O edifício está localizado na extremidade norte do parque da cidade ao longo do rio Ilm, Park an der Ilm.

Desde 1923 o edifício abriga o Schlossmuseum, um museu com foco em pinturas dos séculos 15 e 16 e obras de arte relacionadas com Weimar.

Park an der Ilm é um parque criado no século 18 influenciado por Johann Wolfgang von Goethe, não muito alterado, preservando um parque do período.

O parque está localizado em ambas margens do rio Ilm por 1 km a partir do Stadtschloss no norte e subúrbio de Oberweimar ao sul.

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.