AS SALSICHAS DE NURENBERG

Publicado em de de

A saborosa salsicha de Nurenberg, envolta em lendas e tradições  tornou-se um dos símbolos desta reconhecida cidade germânica. Caracteriza-se por apresentar um formato menor em relação às salsichas encontradas nas outras regiões da Alemanha.

Produzidas com carne de porco, grelhadas apresenta um tamanho entre seis e nove centímetros, com uma espessura proporcional ao seu comprimento.

As origens, lendas e contos deste saboroso alimento determinam seu formato, pois por serem finas e curtas, podiam ser passadas pelos buracos das fechaduras, no final da era medieval, durante o surto da peste negra.

Já outra raiz afirma que – na época medieval – os estabelecimentos próximos ao que reconhecemos como restaurantes de hoje fechavam muito cedo. Então, os donos para atender seus clientes passavam também a salsicha pelas fechaduras.

Outro vértice da história, porém não menos realista, afirma que os prisioneiros eram alimentados por pequenas e estreitas fendas na parede, as quais davam vazão apenas às pequenas salsichas.

Agora, que todos – ou quase todos – que apreciam salsichas concordam é que ela é de um sabor delicioso e marcante.

Nurenberg fica ao norte da Baviera

Nurenberg é a maior cidade situada ao norte do estado da Baviera. Um polo gastronômico que valoriza a cozinha criativa, repleta de ingredientes locais e de histórias.

Saborosa com ou sem acompanhamento

 

Este saboroso alimento de Nurenberg pode ser servido no pão ou com outros acompanhamentos, como salada de batata, mostarda amarela levemente picante ou o tradicional chucrute (Sauerkraut).

Você também encontra por toda a cidade o drei im weggla Nürnberg, um saboroso pão com três salsichas.  Impossível resistir a essa simples receita, porém saborosa.

É muito fácil encontrar este deleite em restaurantes e “barraquinhas”, bem ao estilo alemão.  Se tiver um tempinho, recomendamos uma passada no Hausbrauerei Altstadthof Nürnbergque fica numa charmosa ruazinha do centro histórico, próximo ao castelo imperial ou no Bratwurst Röslein, outro tradicional espaço gastronômico, de 1493.

É claro, que também recomendamos uma boa cerveja alemã como acompanhamento. Prost!

Observação do blogueiro: a grafia de Nurenberg, com n, repeita a grafia original em alemão do nome. Entretanto, quando escrito em português se utiliza com “m”, forma de escrever de origem inglesa/ francesa. Por uma questão de estilo, admiração e respeito com a cidade alemã, optamos por escrever com “n”.

 

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.