A gótica catedral de Colônia – Alemanha

Publicado em de de

Localizada na Alemanha, a Catedral de Colônia é um dos grandes expoentes da arquitetura gótica, estilo que por sua vez é evolução da arquitetura romântica e que precede a renascentista. A arquitetura gótica, desenvolvida no norte da França entre os anos 1050 e 1100, originalmente se chamava “Obra Francesa” (Opus Francigenum), embora a Catedral de Dublin na Irlanda, fundada no ano 1030 já pode ser classificada como pré-gótica. O termo ‘gótico’ só apareceu na época do Iluminismo nos séculos XVII e XVIII.

Com seus vitrais, espirais ornamentadas, ogivas, abóbodas e gárgulas, os guardiões das grandes catedrais, a Catedral de Colônia apresenta com maestria cada um desses detalhes. Sem dúvidas cumpre um dos objetivos das catedrais góticas, o de elevar o espírito para próximo ao Criador, além de encantar com uma beleza ímpar.

Concluída em 1880, a catedral de Colônia levou mais de 600 anos para ser terminada e foi dedicada a Maria e a São Pedro.

Suportando 14 bombardeios na II Guerra Mundial, foi reconstruída em 1956. Entretanto, por alguns anos, os alemães deixaram na torre noroeste tijolos remanescentes do período do holocausto para recordar sempre as feridas da guerra, restaurando-a somente em 1990, devolvendo à Catedral toda sua beleza e imponência.

A Catedral, que fica às margens do Reno, possui as duas torres mais altas do mundo – 157 metros – e tornou-se um símbolo de superação e fé na cidade, abrigando um dos relicários mais importantes da Igreja Católica e Cristã, onde estão depositados os restos mortais dos Três Reis Magos.

Um dica importante é subir as escadarias que levam ao topo da Catedral e apreciar uma das vistas mais instigantes e bonita da cidade.

Em alemão Köln, Colônia é a  maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália, no oeste da Alemanha. É considerada a capital urbana, econômica, cultural, administrativa e histórica da sua região e a quarta maior cidade Alemanha. 

 

Para acessar este arquivo, deixe aqui o seu nome e o seu e-mail. Nós te avisaremos sempre que houver alguma novidade.